quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Dia 26: Tradição



Festa da melhor família do mundo no fim de curso @ Porto, 2008

Houve (tempo verbal sob consideração) uma fase substancial da minha vida em que me afastei muito de um conjunto de tradições. Uma delas foi a tradição académica. Custa-me encarar alguns rituais colectivos. Mas então quando chegamos a rituais de praxe que envolvem, a meu ver, a submissão indigna voluntária como passo necessário para se entrar num grupo, "está o caldo entornado". Declarei-me anti-praxe na primeira semana de aulas, com tudo o que isso envolveu de etc. etc., nunca sonhei ter um traje, e eis que chega a semana da queima no meu último ano e deu-me um aperto. No metro do Porto, toda a gente tinha flores nas cores de curso e faculdade. Toda a gente se ria e seguia em grupo. Sei que fui ter a casa da avó e desabafei entrelinhas que, por uns minutos, tive pena de ter perdido o que se sentia neste ritual. A quem o fui dizer...

No dia em que apresentámos o projecto curricular e respectivas críticas, formalmente um dos dias mais marcantes do curso de educadores de infância, estranhei que, com pedido ao telefone, ninguém pudesse jantar lá em casa; mas ok, eu é que tinha desvalorizado aquele percurso.

À noite estávamos lá quase todos - e os que não estavam tinham escrito nestas fitas, azul e rosa, e tudo estava preparado ao milímetro. Não fazia a mínima ideia, nunca teria feito a mínima ideia, e ainda hoje pensar neste dia mexe muito (positivamente) com a minha estrutura :,) Foi, a meu ver, a melhor tradição-surpresa de todos os tempos!


No topo de uma das torres @ Bologna, 2009

No ano seguinte, assim que pude, fui cumprir a única promessa que fiz sobre esta tradição: se não vou andar na praxe, nem trajada, nem em cerimónias de bênção e queima das fitas, nem com coroa de folhas, nem com fotos ridículo-cómicas pelo caminho, então vou pelo menos subir uma das Duas Torres quando acabar o curso. Fiquei doente e tudo, mas ai de mim se não o fizesse... (ainda tinha de estudar a vida toda, sei lá!)

4 comentários:

Sara disse...

Estudar a vida toda???!!! Subiu as duas torres, suponho... Quem é que pode desejar tal coisa?!! :))) Livra!
Beijinhos de cá.

Anônimo disse...

minha querida, como estás crescida, reconhecer... acto de coragem, sensibilidade e bom senso.

gosto cada vez mais de ti

bj

mãe

rebelonya disse...

Sara, só subi uma das torres... A outra estava fechada para manutenção. Seria uma pista para o futuro? :)

Mãe, já te disse que és mesmo a melhor do mundo??*******

Anônimo disse...

Embora seja avesso a radicalismos, não acho que tivesses feito mal em não teres aderido à praxe. Um dia destes fiz um comentário a propósito de personalidade, lembras-te?. Mas já agora fica aqui uma promessa; quando concluíres o doutoramento ofereço-te a capa de estudante. Beijos dos Cotas