sexta-feira, novembro 04, 2011

Dia 13: Viagem


Partida @ Aeroporto de Frankfurt (Hahn), 2006

A meio da viagem de partida, Inês, Carmen e Vieira na nossa estreia de low cost: Porto-Frankfurt (Hahn)-Bologna (Forli). Dia 23 de Agosto de 2006, 20 anos e 1 dia, o início da viagem para Erasmus. O cabelo ainda longo e desgrenhado, as meias ainda diferentes, os sapatos que durassem uma vida, saia reciclada e camisola herdada, colares feitos com conchas e madrepérolas recolhidas na praia, o telemóvel que convenci um ladrão a devolver-me e o início dos moleskine. O início de muita coisa, daquelas coisas que duram, ao exemplo de sentir que uma parte do sangue é viagem e a outra é procura de conhecimento, as lições que me foram dadas sobretudo pelas crianças e famílias migrantes com quem trabalhei, que me fizeram crer que seria este um dos meus quase-eternos interesses de investigação... Vim de lá outra. Foi a primeira viagem. Vim com coragem para muita coisa e sem coragem para algumas coisas que devia. Vim despedaçada por sentir que as viagens começam e acabam, contra a expectativa de serem eternas (só a macro-viagem da vida o é, enquanto dura). Vim com sonhos desfeitos e com a estrutura preparada para construir um sonho maior. Perdi um bocadinho dos medos, mas também das ilusões aparentemente positivas, e doí-me neste percurso. Adoeci sozinha e percebi que conseguia recuperar. Apareceram algumas estrelas, do nada, que ofereceram acompanhamento gratuitamente. Vivi sozinha durante um mês e com dois amigos pelo resto desse ano - e foi a partilha de casa mais solarenga da história, em que uma das regras era não falar muito pela manhã, preparando sempre bastante café para quem surgisse do sono. Apaixonei-me por outra língua. O tempo curou-me, permitiu-me mudar de lugar-residência dentro do nosso país (que é o meu, falado na minha língua do coração) e encontrar uma outra realidade, bem maior e mais profunda que qualquer memória que tivesse, num clima de amor que cresce muito e pouco teme... :) Vivo em viagem, vivo a melhor viagem - mas foi esta a primeira, e nunca a esquecerei.

2 comentários:

Lampimampi disse...

:)

Anônimo disse...

só tenho meninas lindas.
umas mais pequeninas, outras mais crescidas.
a Benedita diz que já é crescida.
a minha crescida deu, com esta viagem, um grande salto e continua a ser "a minha menina linda".
sou feliz